Resistência

Resistência ou "Nível de Resistência" é uma determinada região de preço que o ativo não consegue romper para cima, ou seja, o preço encontra uma barreira, uma "Resistência", e não chega a ser negociado a um preço acima daquele nível durante certo período.

Uma Resistência é criada por vendedores agindo sempre que um ativo chega nessa determinada região de preço onde existe uma "memória" do mercado. Ou seja, no cérebro dos investidores/traders está gravado que naquela faixa de preço, a ação tende a voltar a cair, portanto entram na ponta vendedora, fazendo com que o preço do papel volte a patamares mais baixos, formando assim uma região de resistência.

gráfico de candlestick diário da ação MGLU3 indicando uma região de resistência traçando uma linha reta ligando toques em uma mesma região de preço

Na análise técnica, para definir um Nível de Resistência simples, desenhamos uma linha ligando as máximas de cada candle dentro do período analisado. Estas linhas podem ser planas ou inclinadas.

gráfico de candlestick diário da ação ITSA4 indicando uma região de resistência traçando uma linha inclinada ligando diferentes regiões de preço

Outras técnicas e indicadores também são usados para determinar níveis de resistência, como por exemplo: médias móveis, linhas de tendência e projeção/retração de Fibonacci.

gráfico de candlestick diário da ação GGBR4 indicando uma região de resistência a partir de vários toques na região da média móvel exponencial de 13 períodos

Um Nível de Resistência, quando rompido, tende a se tornar um Nível de Suporte, que é uma região onde o ativo passa a ter dificuldade de romper quando está em um movimento de baixa.


Compartilhe

  • resistencia
  • dicionariodomercado
  • pegaessetrade
  • educacional
  • basico

Educacionais

Análises